segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Os textos mais lidos de dezembro, estamos num campo minado e 2013 foi massa!


Por Valdecir Ximenes

2013 foi massa. Particularmente pra mim foi muito bom. Comecei este blog, lecionei na escola São José do Mota, cai de motocicleta (ops!), fui pra Alagoas, passando por cidades do RN, PB, PE. E tivemos problemas? Sim, tivemos. 
"Problemas surgem, continuam e são superados"
O Johnny Depp fez seu Capitão Jack Sparow (Piratas do Caribe) dizer: “problemas surgem, continuam e são superados”. Então eles foram superados. Mas já passou né? Sim passou, e que venha 2014, ano importante: copa do mundo, eleições e a vida pulsando... Depois ainda intimei os leitores do Crônicas para – além de lê-lo, também escrever para ele, e tudo o mais.

Tadinho desse patinho. Tá correndo sérios riscos, num tá?
 
Campo Minado. Por que mesmo campo minado? Não sei. É puramente literário! Só sei que este blog será melhor em 2014. Isso sim, eu prometo. Teremos a participação dum pessoal bacana pra escrever aqui. São eles, Marcelo Mascarenhas (da Austrália), Rute Farrapo, Cosma Araújo, Antonio Rodrigues, Janio Teles, Joabi Teles, Manoel Evangelista (do Mucambo), Benedito Gomes, e....quem mais? Deixa eu ver.. ah lembrei, eu! Isso mesmo; eu, Valdecir Ximenes. Por que não eu? Além de estar aqui também vou escrever pro Ar@quém News, beleza?

Resumindo: múltiplo!
O blog continuará sendo de interesse geral. Não abordará uma coisa específica, mas várias coisas específicas. Dentre muitos textos que escreveremos teremos História, Literatura, Física e Matemática, Filosofia, Politica, Memória, tudo. Cada autor ficará livre para fazer excursões em todos os temas. Não de forma técnica ou acadêmica. Ah é também pode ser bem acadêmico, com papers e artigos para publicações científicas hehe. Mas o foco é escrever de forma o mais bacana possível, pra que ninguém diga “que não falamos de flores”.

Além do mais o Crônicas do Boqueirão continuará sendo aberto para todos. Bem ao espirito do Software Livre, que por sinal, vou voltar com tudo falando dele no ano que se avizinha. 

Linus Torvalds quis código aberto. Assim será!
Indo ou vindo de encontro a essa característica dos sucessos nacionais temos músicos que também são reconhecidos, mas não tanto quanto. Nós os ouvimos por mais tempo e apreciamos sua mensagem e história. Com um estilo muito próprio conseguem conquistar aqueles que ao invés de se isentar do mundo querem sempre mais pôr os pés no chão. Ver diante dos olhos e de sua mente a “mundana” realidade dos homens. Eles conseguem dizer de uma forma um tanto harmônica e melódica que “você pode ficar com o troco quando comprarem sua alma” (poética minha para as músicas que falam do “capitalismo selvagem” como: “3ª do Plural” de Humberto Gessinger), e detêm uma musicalidade invejável”.

2. Reconhecer, por Daiana Rodrigues de Lima

“Portanto, acho que não devemos esperar que alguém nos venha elogiar. Devemos nós mesmos reconhecer que somos capazes e ver que tudo que fazemos hoje, e que muitas vezes passa despercebido aos olhos, terá uma grande e bela recompensa no final.
Não desista!"

3. Ser de esquerda, por Benedito Gomes

Não é fácil. Nem sempre somos coerentes. Não temos as respostas para tudo, mas temos caminhos diferentes (sempre me soou bem a metáfora do caminho). Aprendi que não preciso me dizer revolucionário ou querer ter a resposta para tudo. E o que é preciso? Respondo, com entusiasmo: é preciso se mexer! De alguma forma, se mexer! Porque o que nos faz de Esquerda é muito mais do que o discurso, é a aplicação dele, é a práxis (que quer dizer teoria em prática). Que se não podemos mudar tudo, como diria um poeta coreauense, comecemos por mudar a nós mesmos, em nossas práticas cotidianas, e convocar outros para se mexer com a gente.

Natal tá chegando e eu vou logo desejando boas festas pra todos, paz e luz. E cuidado: juízo! O bacana de festas é você se divertir e depois ficar com boas lembranças e com querer se divertir novamente.
    
Câmera boa né? Mas volte ao texto...
Voltaremos em 2014. E no mais, agradeço novamente e também desejo a todos um feliz ano novo de 2014 e vamo continuar no campo minado, até não saber o que é um, pois depois que soubermos, ninguém vai querer ficar nele. Disso eu tenho é certeza!

Um comentário: