domingo, 29 de dezembro de 2013

Geraldo Ávila fala sobre “Aprender Matemática”

por Luiz Fernando

Considero Geraldo Ávila e Elon Lages Lima como os grandes divulgadores da Matemática no país. Se não fosse eles, creio que estariam num nível matemático muito baixo com relação aos países do primeiro mundo.

Preocupado com o aprendizado de nossos universitários, Geraldo Ávila com toda sua experiência e estilo incomparável, escreveu o livro Análise Matemática para Licenciatura (Ed. Edgar Blucher, 2001) que juntamente com o livro de Análise Real do professor Elon Lages Lima é a base para todo estudante aventurar na matemática superior.

No início de seu livro, Geraldo Ávila apresenta um texto muito útil para guiar os alunos em seus estudos de Análise ou em qualquer outra área da Matemática. Vejamos alguns trechos dessa “Conversa com o aluno”.
 “Ninguém aprende Matemática ouvindo o professor em sala de aula, por mais organizadas e claras que sejam suas preleções, por mais que se entenda tudo que ele explica”. Isto ajuda muito, mas é preciso estudar por conta própria logo após as aulas, antes que o benefício delas desapareça com o tempo…Mas este estudo exige muita disciplina e concentração: estuda-se sentado à mesa, com lápis e papel à mão, prontos para serem usados a todo momento. Você tem que interromper a leitura…para fazer um gráfico ou diagrama, ou alguma figura que ajude a seguir o raciocínio do livro, sugerir ou testar uma idéia…Por isso mesmo, não espere que o livro seja completo, sem lacunas a serem preenchidas pelo leitor; do contrário, esse leitor será induzido a uma situação passiva, quando o mais importante é desenvolver as habilidades para o trabalho independente…Os exercícios são uma das partes mais importante do livro. De nada adianta estudar a teoria sem aplicar-se na resolução dos exercícios propostos. Muitos desses exercícios são complementos da teoria e não podem ser negligenciados, sob pena de grande prejuízo no aprendizado.Você estará fazendo progresso realmente significativo quando sentir que está realmente aprendendo a aprender.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário