sexta-feira, 14 de março de 2014

Um conselho para os amigos do Mota: O caminho é este e vocês já estão nele


A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar. (Eduardo Galeano)

Por Valdecir Ximenes

Este texto é para os meus amigos da comunidade do Mota. Sim, para os amigos e amigas de lá e que por sinal (modestamente falando) sãos em boa quantidade. Passei um ano sendo professor de Matemática dos alunos de lá e que nesta condição conquistei-lhes a amizade e eles conquistaram a minha. Sinceramente. Para ensinar matemática temos que ser amigos dos alunos, pois do contrário, fica difícil motiva-los para gostar e assim aprender, mesmo que elementarmente, esta maravilhosa ciência que é a matemática, e tentar fazê-los viajar por esta maravilhosa aventura que é o mundo da matemática. E os frutos são bem maiores do que esperamos.
 
O caminho já está dado. Mas vocês já estão nele e estão caminhando.

Eu gostava dizer a eles que o caminho das pedras já estava dado (que era está na escola e quererem) e que só dependia deles chegar lá. E que eles, a comunidade inteira, são campeões. Sim, campeões. Nenhum deles é filho de político, ou filho de grande comerciante, nenhum deles é filho de empresário, de magnata e ainda assim estudam e desta maneira tem um futuro promissor. 

Freddy Mercury é um campeão, que nem vocês!
Grande parte dos professores da comunidade são de lá. Conhecem ponto a ponto as reais dificuldades de seus conterrâneos e se empenham em resolver estas possíveis dificuldades e alimentar o potencial deles no que couber. Comunidades isoladas geograficamente tem mesmo os seus problemas (os temos aqui no Boqueirão, na Agrovila, no Marfim, etc) mas eles existem, continuam e felizmente são superados pelo empenho e dedicação de sua gente. O Mota outrora problemático alça-se a um nível de superação e grandeza de sua gente que é de encher os olhos de alegria. E falo com a mais genuína sinceramente pois ganhei mais amigos lá em um ano do que em experiências anteriores, como em Sobral por exemplo.

Sempre quando vejo qualquer um deles (amigo ou amiga) os encoraja por um meio ou outro a sempre estudar – mais e melhor; pergunto como vão nos estudos e digo humildemente que estou sempre com eles estando na torcida pelo seu sucesso (que já estão nele, ao estudarem e se dedicarem) e que sempre darei apoio moral em sua difícil empreitada que é mudar a si próprios, mudar a sua comunidade para melhor o tempo todo e assim mudar suficientemente o mundo. E que sou amigo de seus mestres e dos profissionais de sua educação e no que couber (como tento fazer) ajudar a bolar/discutir ideias na tentativa de minimizar-lhes os reais problemas em sua luta pela educação de qualidade. Sim, a educação é pilastra fundamental para a construção de uma comunidade sólida e próspera.

Não há estrada. A estrada se faz com estudo.
E a minha amizade com eles e minha torcida pela suas conquistas e vitórias. E que também estarei sempre dando apoio moral nas suas dificuldades e decepções em se tratando de seus estudos e conhecimento. A la Coronel Nascimento: vocês são a mudança fundamental de que precisam. “Eu tenho total confiança na capacidade dos senhores e das senhoritas. Nós estaremos sempre juntos”. A missão de vocês, a sua educação, é mais importante do qualquer problema pessoal. Acredito no potencial de cada um deles e acredito com isso que são peças-chave na mudança e construção de um Mota que se notabiliza a cada dia mais. Por que vocês são campeões!

Como diria o grande Raul Seixas: “Está lançada aqui a semente de uma nova era da qual vocês são testemunhos. A sociedade alternativa está nascendo aqui pra vocês”. Eu digo, adicionalmente, que vocês são testemunhos e protagonista desta nova era, pois estão com a ferramenta certa, que é o estudo.

"Olhem pra cá. Eu sou Raul Seixas e eu estou do seu lado"
 
Ademais digo que o caminho, meus amigos, se faz ao caminhar. Mas vocês já estão caminhando e no caminho certo que é o estudo, a educação, o conhecimento e o empenho e compromisso com uma vida melhor que podem e devem conquistar. É por aí meus camaradas. Avante!

Um comentário:

  1. com certeza Valdeci, todos os dias estamos na busca incansável do saber e na luta para levar a essas pessoas o que há de mais digno na existência humana que é conhecimento. Fico feliz por saber que estamos a cada dia evoluindo e ajudando a transformar a vida das pessoas e, consequentemente, o mundo.

    ResponderExcluir