sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Por que fogem da realidade?

por Joabi Teles

?????


NESSA noite 27 de dezembro, estava aqui ouvindo Luiz Gonzaga e comecei a refletir o quanto nosso povo gosta de fugir da realidade. Pois é! Nós nordestinos somos um povo considerado pobre, sem mesas fartas, carros de luxos e sem muito mordomia. Pelo menos é o que dizem alguns lá para as bandas do Sul.

Não é bem assim! Temos pessoas necessitadas, mas dessas tem no mundo inteiro, o Nordeste é Semi-Árido, mas também temos reservas d'água naturais e artificiais e temos praias lindas, ou seja, aqui não é só seca, e acima de tudo, somos trabalhadores, corajosos e alegres.


Alegria é assim!

Alegres! É isso mesmo! Pois existe as mais diversas raças, culturas e até mesmo pessoas consideradas da mais alta elite burguesa em nosso Nordeste. Mas o que que isso tem a vê com fugir da realidade e porque os sulistas descriminam os nordestinos? Tentarei responder essas duas perguntas em apenas uma palavra. Ela se resumi em “Cultura”.


Essa mistura é que nos faz felizes!

É! É isso mesmo, é na cultura que devemos mostrar nosso povo, nossas verdades, alegrias e riquezas em geral, mas alguns não pensam assim e preferem agir como marionetes do povo sulista e consequentemente dos americanos, já que a maioria são cópias americanas.

O certo é que devemos conhecer que não é só o que dizem, mas também não vivemos só em alegrias, pois temos os contra-pontos, e é nesses contra-pontos que devemos escolher coisas boas que tenham sentidos.

Cai entre nós, à música é o pivô de todas culturas.

Qual raça, tribo ou religião que não gosta de música? E suas músicas tem seus sentidos e são de suas origens. Então para que música melhor do que as do Gonzagão, Zé Ramalho, Fagner e outros vários compositores nordestinos com músicas excelente que falam sobre nossa realidade. Por que não ouvir “Suplica Cearense”, “Vozes da Seca” e “Triste Partida, do que ouvir “risca faca”, “tchê tcherere” ou qualquer outra música que não transmite nenhum sentido cultural, moral e real.

O que é mesmo “tchê tcherere”?

O que mesmo que eu estava falando?

Por que as pessoas de modo geral costumam ouvir musicas e assisti coisas que não lhes trazem nenhum sentido real para si e que foge totalmente de sua realidade?
Por que preferem que façam por você em vez de você mesmo fazer?
Por que não valorizam coisas boas de suas terras ao invés de valorizar coisas terríveis e externas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário