Por Valdecir Ximenes
A MEDALHA Fields é o prêmio máximo entregue a matemáticos notáveis que tenham dado contribuições fundamentais a Matemática até antes dos 40 anos. No continente Americano, é geralmente considerada como a maior distinção no ramo da matemática, considerada como um Nobel de Matemática, pois que equivalente ao Nobel – este dado anualmente a pessoas que tenham contribuído sobremaneira para as ciências (Física, Química e Medicina), para a Literatura, para a Economia e para a Paz – já que quando instituíram tal prêmio, a Matemática foi injustiçada e ficou de fora. A distinção é dada em dinheiro mas o que se ganha mesmo são honrarias cientificas e notabilidade junto à comunidade cientifica internacional. Alguns dos atuais matemáticos mencionados nesta lista são notáveis não só por terem sido laureados com tal prêmio (e outro rejeitado duas vezes como Perelman), mas pelas proezas na Matemática e pelo seu talento contagiante por esta maravilhosa e fundamental ciência. Alguns ainda não foram laureados com a distinção, mas estão sendo cotados para o prêmio, e isso já é muito. Pode ser que muitos discordem da ordem em que são apresentados (porque podem alguns terem ficados fora da lista), mas ainda assim, segue a lista.
1. Grigori Perelman é um matemático russo (descoberto em seu país desde cedo através de competições de matemática) conhecido por ter apresentado uma demonstração de uma conjectura extremamente complicada da Geometrização de Thurston, que tem como um caso particular uma outra igualmente complicada Conjectura de Poincaré, que era um dos maiores problemas da Matemática.
Conhece o maior matemático da atualidade? Ei-lo: |
Como esta foi apresentada quando Perelman tinha menos de 40 anos, ele tornou-se um forte candidato a receber uma Medalha Fields. Para além disso, a demonstração, confirmada a sua exatidão, valer-lhe-á todo ou parte de um dos Prêmios Clay, outra distinção dada a matemáticos. Em 22 de Agosto de 2006, no Congresso Internacional de Matemáticos, realizado em Madri, Perelman foi contemplado com a Medalha Fields, tendo-a no entanto recusado.
2. Andrew Willes. Inglês. Matemático notável por ter provado o famoso UTF (Último Teorema de Fermat), que passou intacto durante mais de 300 anos dentro da comunidade matemática, sendo que outros notáveis como Gauss e Euler não o desvendaram.
Tá vendo as continhas la atrás? É o motivo do espontâneo riso de Wiles |
Sir (título nobiliárquico inglês equivalente a Cavalheiro) Andrew Wiles nasceu em Cambridge a 11 de Abril de 1953 e atualmente é Professor na Universidade de Princeton, ficou mundialmente famoso por ter demonstrado, com a colaboração de Richard Lawrence Taylor, o Ultimo Teorema de Fermat (UTF), em 1994.
3. Terence Tao. Australiano com ascendência chinesa. Nascido em Adelaide e de nome Chi-Shen Tao.
Tá vendo oh, simples assim! Ou nem tanto! |
Ganhou um prêmio de matemática internacional aos 36 anos. Aos 38 provou o teorema Green-Tao junto com outro matemático John Green, daí o nome do teorema.
4. Shing-Tung Yau nasceu em Shantou em 4 de Abril de 1949 na China. Participou da 23ª Conferencia de Solvay, em 2005, que é uma das conferências científicas mais importantes.
5. Elon Lages. Elon Lages Lima nasceu em Maceió, capital de Alagoas a 9 de Julho de 1929. É Mestre e Doutor (PhD) pela Universidade de Chicago, ganhador por duas vezes do Premio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e recebedor do prêmio Anísio Teixeira do Ministério da Educação.
No Brasil também: Elon Lages |
É pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), instituição da qual foi diretor em três períodos distintos. É autor de vinte e cinco livros sobre Matemática, seis dos quais se destinam à formação e aperfeiçoamento de professores do Ensino Médio. Coordenou o projeto IMPA-VITAE que, de 1990 a 1995, realizou cursos de aperfeiçoamento para professores de Matemática em onze cidades de oito estados brasileiros. Tal projeto constituiu o modelo no qual se basearam os convênios que a Capes (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vem firmando, até agora em nove estados, inclusive o Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como professor secundário em Fortaleza. Bacharelou-se em matemática pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ), em 1953 e obteve os graus de mestre (MSc) (1955) e doutor (PhD) (1958) em Matemática pela Universidade de Chicago. É um Guggenheim Fellow, membro titular da Academia Brasileira de Ciencias (ABC) e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). É professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica do Peru.
6. Jacob Palis Jr. (Jacob Palis) nasceu em Uberaba - MG, a 15 de Março de 1940 é um matemático brasileiro. Foi para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em Engenharia pela então Universidade do Brasil, onde ingressou em 1958.
Mais do Brasil: Jacob Palis. |
Em agosto de 1964 iniciou a pós-graduação na Universidade da Califórnia de Berkeley, orientado por Stephen Smale. É desde 1973 professor do IMPA. Foi diretor do instituto de 1993 a 2003. Contribuiu para a expansão da grade curricular da Matemática no Brasil. É o atual presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento. É coordenador do Instituto do Milênio ("Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira"). É membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos EUA, da Accademia dei Lincei, da Academia Leopoldina, da Academia das Ciências de Lisboa e da Académie des Sciences na França.
(COM FONTES DA WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE)
mt bom
ResponderExcluirA MT é boa
ResponderExcluirFaltou o Nome de Grandes Matemáticos como Newton Carneiro Affonso da Costa,Decio Krause,Adonai Sant'Anna e Otavio Bueno dentre outros.Todos com Grande Projeção Internacial.
ResponderExcluirDois brasileiros grandes matemáticos.
ResponderExcluir