sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O código GNU/Linux e a importância do Software Livre


Estamos vivenciando a era/mundo da informação de modo que ser ignorante sobre muitos assuntos concernentes a tal mundo é uma escolha. Hoje a internet é parte integrante da vida cotidiana de muitos, lógico há ainda muitas exceções, porém a ampla maioria das pessoas possuem computadores, tablets, smartphones/celulares conectados à internet. Ou ainda tem-se Cybers e Lan Houses com preços acessíveis para as pessoas consultarem a internet e aprenderem sobre o que quiserem.
No mundo da Informática/Computação existem muitas coisas legais para se aprender. Para quem tem internet, tempo e vontade, pode-se aprender uma infinidade de coisas fantásticas. Sistemas Operacionais (SO) e Software Livre (SL) são temas importantes para se aprender e seguir. No mercado há vários SOs, alguns livres e outros proprietários. Como exemplo de SO proprietário temos o Windows da Microsoft, o Mac OS X da Apple e de SO livre, ou de código aberto, temos o FreeBSD (e derivados) e o Linux ou mais precisamente o GNU/Linux (e distribuições)
Software livre ou de código aberto (open source) é o que os apreciadores do compartilhamento da informação e do conhecimento (aqueles que amam a liberdade acima de tudo), os gurus da informática, como o criador do Linux (Linus Torvalds) e o criador da GPL – Licença Geral Pública, do poderoso editor de textos EMACS e do projeto GNU (Richard Stallman) são os representantes número UM. Richard Stallman, por exemplo, é um ativista político do SL, para nossa alegria! E Linus Torvalds o pai do GNU/Linux, SO do qual passarei a falar,
O Linux passou a ser um SO que é um barato desde quando o seu criador, o finlandês Linus Torvalds – na época estudante de Computação na Universidade de Helsinque na Finlândia, liberou seu código-fonte em 1991 para que todos os programadores do mundo pudessem mudá-lo e aperfeiçoá-lo a seu gosto e nos dessem um SO seguro, elegante e o mais importante, gratuito/livre. O Linux passou a ser o código dos aficionados em Informática, sejam eles hacker (e também os crackers) ou simplesmente entusiastas desse mundo fascinante do conhecimento.
O Linux é um SO derivado de outro sistema operacional, o Unix. Linus usou o kernel (núcleo=>centro nervoso=>coração) do Unix para criar esse SO tão legal, que é o GNU/Linux. Depois ele o incrementou/liberou sobre a licença GPL do sr. Stallman do projeto GNU e dái que o SO pode ser chamado de GNU/Linux como havíamos dito. E também por que seria desonesto da parte de todos nomeá-lo de Linux apenas.
Richard Stallman é um guru da Informática/Computação, ativista político do SL, que vem cada vez mais influenciando no mundo pessoas, empresas e governos a usarem o Software Livre, que nada mais é do que hardware e softwares livres e não proprietários. SO livres como o Linux e outros SOs não proprietários como os da família *BSD, mais exatamente como FreeBSD, OpenBSD, NetBSD etc.
E pensar que ainda tem gente sem nenhuma consciência política que sustenta que os “feras” da Informática/Computação são empresários como Bill Gates e ou Steve Jobs. Esses são empresários, por mais que sejam “feras”, o projeto dele é apenas ter retorno financeiro o que é diametralmente oposto ao pensamento de pessoas como Richard Stallman e Linus Torvalds, que nos legam o conhecimento livre para todos, indistintamente!
E por que amamos a liberdade e compartilhamento gratuito do conhecimento, o GNU/Linux é o nosso código, o código Linux, mas um código aberto e livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário