sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Uma nova gestão que começa

Há muito que tenho olhos críticos para as nossas gestões. Eu as analiso, observo, critico, sempre desempenhando minha cidadania, como sujeito participante que sou. E se observo erros e acertos eu os aponto, sempre fundamentando. Como farei parcialmente agora.

Nosso caso da gestão que se começa (da Prefeita Érica Cristino), vejo com bons olhos o governo que ela começa a executar. Já vimos que, com a disposição que a mesma (a gestão) começa, caminharemos a passos de milímetros, centímetros, metros e caminharemos! 

O que nunca tivemos em Coreaú, o que sempre me preocupou, foi a falta de participação popular e consequente alheiamento da população às tomadas de decisões de nossos dirigentes. Desde quando comecei a ver as coisas, nesse sentido, que os mesmos nunca foram democráticos, a ponto de fazer o essencial: chamar a população para tomar ciência das políticas públicas, que por sinal são feitas para elas.  E com isso participar da vida pública, como seres políticos que são e como cidadãos plenos de direitos e do dever de escolher seus destinos juntos à nossa administração.

Assim sendo, noto que a nova gestão já dá sinais promissores de que o seu governo deve ser do povo, para o povo e com o povo. O governo democrático, não deve ser moda, mas ser prioridade, por que o povo é quem o comanda. De modo que a mencionada gestão já "puxa" o povo para participar. Consulta-o e insulta-o para participar da construção de seu destino coletivo. Chamar o povo para conhecer (problema do lixo, saúde, etc), apontar os problemas e junto com ele buscar as soluções é um projeto grande e animador, que se tiver continuidade trará mudanças substanciais e o começo de uma mudança até mesmo institucional, pois a instituição administração coreauense há muito negava esse direito democrático ao seu esquecido povo.

É por aí. E fim de papo! 

Valdecir Ximenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário