terça-feira, 7 de maio de 2013

cultura e arte...

A gente não quer só comida....

Diversão e arte 
Para qualquer parte 
Diversão, balé Como a vida quer
 Desejo, necessidade, vontade 
Necessidade, desejo, eh! 
Necessidade, vontade, eh! Necessidade... (Comida, Titãs)

Às vezes sinto (muita) falta de um pouco de mais cultura de meus pares. No trabalho, em casa, no circulo de amigos, na comunidade. Aqui no Boqueirão procuro aos redores e caço pessoas que tenham uma cultura diferenciada e confesso que é difícil encontrar. Por exemplo, procuro alguém pra conversar sobre música, política e filosofia e quase nunca encontro! Meus próximos nada entendem de musica, de coisas boas. Quando procuro alguém para conversar e ouvir Rock, aí a coisa fica mais difícil.

Como num muro pinkfloydiano, sinto-me distante de todos da minha comunidade. Eles se apegam facilmente às coisas fúteis tais como futebol comercial, forró de péssimo gosto musical, sertanojo empurrados pela mídia corporativa, e toda sorte de coisas que tento sempre me distanciar, para continuar são! No professorado também. Dificilmente encontro um professor com um nível cultural mais “rebelde”. Vejo professores a quem está entregue a mudança da mentalidade de seus alunos, quando eles mesmos nem se quer estão mudados mentalmente.

Penso que os professores devem ser politizados, conscientes ideologicamente, para implantar a revolução nas mentes de seus alunos. Se não, como Pink Floyd, serão apenas tijolos no muro.

 Finalizando, a minha crença é a de que temos que fazer gerar o debate, consciente de que o embate/debate é sempre salutar. Cabe a todos procurar obter cultura e desta feita, repassar “polemicamente” aos nossos pares para que tornem-se seres críticos e polemizantes. Assim, com certeza teremos um mundo melhor, porque mais critico e culturalizado!  

Valdecir Ximenes, ouve Rock, gosta de filosofia e política, é formado em Física e dar aulas de Matemática.

Um comentário:

  1. Ao meus leitores que queiram comentar as minhas postagens eis aqui a oportunidade. Pretendo manter este blog o mais original possivel. Assim sendo proponho que os leitores comentem, sugira, escreva pra cá.

    ResponderExcluir