sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sobre ampliar seu mundo por meio da cultura


Acredito que ampliar o horizonte da nossa cultura enquanto seres culturais significa estar aberto (sempre) a novos aprendizados; ser receptivo às boas ideias, àquilo que agrega valor pra gente e filtrar mesmo aquilo que, de imediato, não soma aparentemente algo prático para nossas vidas.
Esta está feliz por que aprendeu a tocar guitarra.
Sempre ler, querer aprender mais e mais. Sofisticar o que já sabemos e aprender algo a mais é sempre salutar para o nosso arsenal cultural. Ouvir, escutar, ver sempre de modo analítico. Quando ler um livro fazer anotações sobre ele: resumos, resenhas, escrever sobre ele. Falar, opinar, debater e compartilhar os horizontes da cultura que aquele autor nos traz.
Resultado de imagem para felicidade
Este está feliz por que aprendeu um novo idioma.
Feito isso, tentar ainda conhecer mais sobre o autor, sua biografia, outros livros que escreveu, outras abordagens que usou em outros e a linha de pensamento geral que ele segue.

Ampliar a nossa cultura é estar mesmo aberto às possibilidades. É perceber a simplicidade nas miúdezas. É sempre se empenhar nas coisas simples e pequenas que podem se desdobrarem em coisas grandes, que somam valor a nós e a nossa comunidade.

Participar da vida social e política das nossas comunidades também é deveras importante. É na comunidade que a vida acontece. É lá que as miúdezas fazem toda a diferença. Por este motivo, a importância da participação social. Assim, interferir de forma voluntária ao bem coletivo, está na dianteira das transformações que podem causar para nós e para os nossos pares é fundamental na ampliação de nosso horizonte cultural.
Resultado de imagem para felicidade
Estes estão felizes por que aprenderam muitas coisas juntos.
Sempre prezei em manter uma curiosidade científica na minha personalidade. Assim, se alguém me fala o nome de algum escritor, de um cientista, engenheiro ou outro de que eu não conheça eu perguntarei e ou pesquisarei na internet sobre ele para somar à minha cultura. Sei que não é pedantismo querer saber os fundamentos da vida. Por isso amplio minha munição cultural por meio da música (ouvindo e tentar fazer), das artes e das artes marciais, da matemática, do esporte, da leitura em geral, da curiosidade salutar, das inquietações filosóficas e políticas.

Vejo (e sempre quero ver) que ampliar o nosso mundo por meio da cultura e olhar o mundo de forma cada vez mais ampla. Um universo a ser explorado.
Estas têm um universo a ser explorado.

E sempre aprendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário